Uma lágrima dolorosa - Carlos E. Morimoto abandona a TI

Eis ao lado esquerdo uma imagem que marcou minha vida no ano de 2005 e que até hoje me estimula a ser o profissional de TI dedicado que sou. A logo marca do Kurumin Linux, distribuição Linux desenvolvida pelo brasileiro Carlos E. Morimoto.

Morimoto, para mim, ainda é o maior espelho de profissional de TI que já conheci. Um jovem talentoso que se aventurou a criar uma distribuição Linux quando se iniciava a falar e em utilizar Linux no Brasil. Carlos E. Morimoto, foi pioneiro também na produção de livros sobre informática como Hardware I; Hardware, o Guia Definitivo; Linux, Guia Prático; Redes, Guia Prático. Outras publicações importantes eram feitas quase que diariamente no famoso site Guia do Hardware, Hardware.com.br.

Através do Kurumin Linux, de seus livros e de suas publicações no Guia do Hardware, Carlos E. Morimoto incentivou e foi suporte para diversos profissionais de TI usarem Linux, pesquisarem por informática, aprenderem mais sobre Hardware.

Infelizmente, li algumas notícias de me desagradaram profundamente. Me causando uma "lágrima dolorosa" em meu peito. Li, no mesmo site que visito diariamente desde 2005, o Hardware - Antigo Guia do Hardware - que Morimoto abandonou a área de TI para se dedicar a sua religião.

A notícia me dói, porque a TI brasileira perde um de seus maiores nomes em toda a história. 

A seguir, alguns textos, retirados hoje pela manhã do site Hardware.com.br que falam sobre a saída de Morimoto da área de TI. Escritos por veteranos no site, desde a época do Guia do Hardware, como Marcos Elias Picão, Julio César Bessa Monqueiro e Adriano A. Meirelles.


Marcos Elias Picão escreveu:

Infelizmente ele não publicou nada sobre seu "afastamento", mas ele aparentemente está bem curtindo a vida com pessoas da religião dele (Hare Krishna). Seja lá como for é ruim para os leitores, mas foi uma opção dele.

São dados públicos, não há problema nenhum em comentar (registro.br): este site está no nome dele:
http://www.prabhupada.com.br/

Há vídeos públicos dele (de alguns meses atrás) aqui:
http://www.youtube.com/user/bhagavata108/

Pra quem não conhecia ele, um vídeo antigo:
http://www.youtube.com/watch?v=-UvJj74DDm4

Os motivos que o levaram ao afastamento total dos projetos de informática eu não tenho a menor ideia.

Em tempo, eu saí do site, que infelizmente já estava numa situação ruim. Esse ano não tive como manter compromissos por ter uma enxurrada de problemas pessoais (quem me acompanha nos outros projetos sabe que sumi de muita coisa também, Explorando, Sou Balada, tive vários sites fechados/repassados, etc). 


Julio César Bessa Monqueiro escreveu:

É isso mesmo, o que o Marcos Elias disse. Quem ainda quiser conferir o perfil do Morimoto no Facebook:

https://www.facebook.com/caitanyachandra.das

Morimoto foi, aos poucos, abandonando o mundo da informática - deixou de lado primeiro o Kurumin, depois o fórum, os livros, e finalmente parou de escrever para o GdH.

Hare Krishna como sempre foi, Morimoto foi se "desgostanto" cada vez mais da informática, como ele mesmo me dizia, e há algum tempo decidiu "mergulhar de vez" no universo de sua religião: com seu nome Hare Krishna "Caitanya Chandra Dasa", agora Morimoto se dedica à escrever sobre o assunto, e a inclusive distribuir (e escrever, talvez?) livros sobre o tema na região de Porto Alegre, onde mora.


Adriano A. Meirelles escreveu:

Para quem não me conhece, fui sócio com o Carlos desdo primeiros anos do Guia do Hardware. Nossa parceria foi sempre bem simples, eu cuidava da parte técnica e bastidores, e ele do conteúdo, e isto funcionou bem e tranquilo por vários anos.

Aconteceu justamente isto que eles disseram, a vida dele seguiu pra outro rumo, foi algo gradual com o Carlos. Um dia ele pode resolver voltar, mas na minha opinião isto parece improvável, se acontecer talvez para breves aparições, uma coisa ou outra. Ele sempre foi guiado pelo prazer de escrever sobre coisas que gostava, fazia os olhos dele brilhar, mas se a informática mudou muito nos últimos anos, ele foi ainda mais longe como pessoa e seus objetivos. Isto acontece, é a vida.

Hoje basicamente "herdei" o site. A solução natural que pensei foi algo colaborativo, onde as pessoas escrevessem e aqui fosse ponto de encontro deste conteúdo. Tinha uma idéia de como a plataforma deveria ser, mas fiz alguns testes bem alpha com um pessoal vindo do fórum, e não vi viabilidade na execução. E nem foi a qualidade apenas, mas não teve tração alguma em publicar quem ganhava as permissões.

Desde então tenho pensado bastante do que fazer aqui. O grande problema é que sou um programador, e não tenho perfil de administrar o conteúdo ou gerenciar editores. Outro Carlos não haverá mais, talvez o próprio, mas como disse, me parece improvável.... pior que isto, conteúdo de melhor qualidade não há mais demanda. Infelizmente, a impressão que da é que a informática nos últimos anos simplificou, e diminuiu a necessidade da grande maioria das pessoas buscar por soluções, os poucos que sobraram o preferem buscar em inglês mesmo... Quantas vezes não li nos comentários reclamações pela tamanho do conteúdo, ou perguntando coisas que esta escrito ali na cara, muita gente esqueceu o que é parar e realmente ler algo.

O Hardware começou como hobby e virou trabalho integral pra várias pessoas, aos poucos ele voltou a ser hobby. É uma necessidade, todos temos contas para pagar. Mas lógico, não vou fechar o site. A cada redução da receita eu cortei o custo, não tem dívida aqui, tá tudo pago :) Nem empresas que buscam grandes lucros por de trás pra se manterem vivas. Se fosse diferente poderiamos "colapsar", como aconteceu com o FórumPCs.

Estes dias mesmo conversei com o André Marcos, grande TAM e AMarcos no fórum. Disse algumas das coisas que penso em fazer no fórum ainda no futuro, que seria migrar para uma base mais moderna, como XenForo, mas sem customizações in-house, o que permitiria instalação e manutenção simples. Garanti também para ele que o fórum vai continuar, pago os servidores do meu bolso se um dia a receita do site não cobrir, e feliz, porque sei que tem um pessoal bacana lá ajudando e compartilhando as coisas.

As coisas aqui vão ser devagar mesmo, a própria área de notícias perdeu o sentido. Fica o fórum pro pessoal ler, tem várias pessoas lá e vão continuar. Peço que não ofendam as pessoas que vem aqui e postam algo, elas fazem por vontade e não tem dinheiro envolvido. Ninguém precisa ser lembrado que não é o Carlos, isto é maldade.

Os autores do site, os participantes do fórum e também leitores do site aguardam que Morimoto possa escrever algo. Caso ele escreva, colocarei seu texto nessa publicação.

Morimoto, eu Thiago Aderaldo, lamento sua saída da área de TI. Mas torço para que tenha sucesso no seu destino. Que Deus te abençõe. Muito, muito abrigado por tudo!